CADASTRO ÚNICO – Bolsa Familia 2017

As famílias de baixa renda e em situações de pobreza e pobreza extrema são agrupadas e caracterizadas através do Cadastro Único (conhecido também como CAD). Se você quer ter a possibilidade de ter a sua família beneficiada por um desses programa do governo de assistência social como o Bolsa Família, é muito importante que você tenha os dados da sua família inseridos no Cadastro Único.

Em 2001 foi criado o Cadastro Único que nada mais é do que um enorme banco de dados com as principais informações das famílias beneficiadas nesse programa. Esse cadastro já passou por diversas reformas, buscando sempre a melhoria de todos os serviços.

CADASTRO ÚNICO

CADASTRO ÚNICO

Veja algumas dessas informações contidas nesse banco de dados:

  • Características domiciliares;
  • Total de rendimentos familiares;
  • Formação escolar dos membros da família;
  • Total de gastos com despesas de moradia como aluguel, saúde, alimentação, transporte etc;
  • Profissão de todos os componentes familiares;
  • Quantidade de desempregados no núcleo familiar.

Se você necessita receber o benefício do Bolsa Família 2017 é obrigatório que você tenha os seus dados e os de sua família inseridos no Cadastro Único. Ter essas informações nesse banco de dados é a porta de entrada para o recebimento desse benefício.

CADASTRO ÚNICO: Para Que Serve?

O Cadastro Único serve para o Governo Federal ter o controle das informações das famílias que estão vulneráveis a pobreza no nosso país. Ter os seus dados no CAD não quer dizer que você receberá qualquer tipo de benefício automaticamente.

Ter os seus dados no Cadastro Único serve apenas para o Governo saber da sua existência e qual dificuldade você está passando. São eles que avaliam se você deve receber o benefício ou não.

Todas as pessoas que são beneficiadas por esses programas sociais do governo precisam se inscrever no CAD e é através da avaliação dessas informações de cadastro que é determinado que tipo de benefício aquela família merece. O Bolsa Família 2017 é um desse programas de benefício.

CADASTRO ÚNICO: Como Fazer?

Realizar o Cadastro Único (CAD) é muito simples, você precisará apenas procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) presente em seu município.

Talvez você não saiba que esse órgão existe e não faz a menor ideia de onde ele está localizado, mas não se preocupe. Siga o nosso passo a passo a seguir e nós iremos te ajudar a encontrar uma unidade próxima de você.

1) O primeiro passo é você acessar esse site;

2) No mapa do Brasil que abrirá na sua tela, você deverá escolher o Estado. No exemplo abaixo, vamos clicar em SP;

2

3) Nesta etapa, você escolherá o seu município;

3

4) Clique na opção “Unidades Públicas da Rede de Proteção Social Básica (CRAS)”.

4

Depois desses 4 passos, você conseguirá visualizar todas as unidades do CRAS presentes no seu município.

É importante ressaltar que em algumas unidades do CRAS você deverá fazer um agendamento para poder incluir a sua família no Cadastro Único. A nossa dica é que você entre em contato com a unidade que deseja ir para não perder a viagem.

CADASTRO ÚNICO: Quem Pode Fazer?

Existem dois requisitos essenciais para que a família possa ser cadastrada no CAD:

  • Ter renda per capita familiar de até meio salário mínimo;
  • A renda total mensal deverá ser de até três salários mínimos.

Faça o seu Cadastro Único se você se enquadra nesses requisitos. O governo tem a obrigação de contribuir com o Bolsa Família 2017 para todos aqueles que se encontram em situação de pobreza. Boa sorte!

Avalie Este Artigo Agora

One thought on “CADASTRO ÚNICO – Bolsa Familia 2017

  1. jessica de oliveira

    aposentados e pensionistas tem direito ao bolsa familia?

    Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *